O primeiro serviço de televisão interactiva foi no Ohio, Estados Unidos da América em 1979 , foi o Qube da Warner Amex e permitia aos telespectadores escolher a programação ao enviarem mensagens para o operador por cabo.
A televisão interativa permite-nos, através do televisor e com recurso a um comando, fazer compras, aceder a bancos, a jogos, a serviços de informação e de entretenimento, escolher e gravar programas, optar por câmaras, consultar dados, repetir imagens, entre inúmeras outras coisas agora possiveis.
Esta inovação teve uma enorme adesão, no inicio quatro mil lares aderiram à experiência mas os elevados custos envolvidos no projeto levaram ao encerramento em abril de 1997. Com a expansão da Internet, a situação mudou, já que foi possível passar a oferecer um modem para ligar à World Wide Web, tanto através do cabo como da linha telefónica, proporcionando programas e serviços de televisão interativa. Tudo começou em 1996, de novo nos Estados Unidos, com a Web TV Networks, que viria a ser comprada pela Microsoft de Bill Gates, em abril de 1997. A França foi, neste mesmo ano, o primeiro país europeu a aderir à televisão interativa, com um sistema algo rudimentar, mas que chegou aos 3 870 000 clientes, o que lhe permitiu ser líder no continente. Contudo, a Grã-Bretanha, através do serviço Open da British Sky Broadcasting, já se aproximava dos números dos franceses. Em março de 1998, a Hong Kong Telecom lançou a iTV, considerado na altura o primeiro sistema comercial de televisão interativa, já que possibilitava, via televisão, a escolha de programas, músicas, karaoke, jogos, informação, entretenimento, compras, acesso à banca, etc. No entanto, acabou por ser mais um fracasso comercial.
Portugal foi, em dezembro de 2000, o primeiro país do mundo a experimentar a televisão interativa da Microsoft, através da qual é possível navegar tal como se faz na Internet. A TVI foi o primeiro canal português a aderir à televisão interativa com emissões experimentais, através da TV Cabo, iniciadas em fevereiro de 2001. Em abril do mesmo ano distribuiu, para testes, 50 caixas descodificadoras que dão acesso a serviços interativos. Através do comando da televisão é possível ter acesso a informação meteorológica, ver repetições de imagens, ter estatísticas de jogos de futebol no instante. Depois de um período de experiência, o lançamento oficial em Portugal deu-se 2001, com a possibilidade de se aceder à Internet, à banca, de se ter um guia de programação eletrónico e de se gravar várias horas de imagens por dia.
Deixo aqui um link que demostra até onde já vai a televisão interactiva em Portugal, um anúcio bem conhecido que ilustra bem uma das vantagens que esta tem :
Publicado por Marta Lopes 20110190
Sem comentários:
Enviar um comentário