segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

International Protocol

Internet Protocol( Protocolo de Internet) é um protocolo de comunicação que pode ser usada por duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento de dados." Os serviços dos datagramas do IP não são confiáveis pois o pacote vem quase sem garantias, esse mesmo pacote pode chegar divido em partes, ou então pode mesmo nem sequer chegar ao destinatário. Se aplicação que foi enviada for demasiado importante, então esta é adicionada na camada de transporte( é responsável pela camada de sessão e dividi-los em pacotes. Pacote esses que serão transmitidos pela rede).
"Os roteadores são usados para reencaminhar datagramas IP através das redes interconectadas na segunda camada. A falta de qualquer garantia de entrega significa que o desenho da troca de pacotes é feito de forma mais simplificada.".

Formato do Cabeçalho do IPv4

  • "Tipo de serviço - no RFC 791, os oito bits seguintes são alocados para um campo tipo de serviço (ToS), agora DiffServ e ECN. A intenção original era para um nó especificar uma preferência para como os datagramas poderiam ser manuseados assim que circulariam pela rede. Por exemplo, um nó pode definir o campo de valores do seu ToS dos datagramas IPv4 para preferir pequeno desfasamento de tempo, enquanto que outros podem preferir alta fiabilidade. Na prática, o campo ToS não foi largamente implementado. Contudo, trabalho experimental, de pesquisa e desenvolvimento se focou em como fazer uso destes oito bits. Estes bits têm sido redefinidos e mais recentemente através do grupo de trabalho do DiffServ na IETF e pelos pontos de código do Explicit Congestion Notification (ECN) (RFC 3168.)
  • Tamanho total - o campo de dezesseis bits seguinte do IPv4 define todo o tamanho do datagrama, incluindo cabeçalho e dados, em bytes de oito bits. O datagrama de tamanho mínimo é de vinte bytes e o máximo é 64 Kb. O tamanho máximo do datagrama que qualquer nó requer para estar apto para manusear são 576 bytes, mas os nós mais modernos manuseiam pacotes bem maiores. Por vezes, as subredes impõem restrições no tamanho, em cada caso os datagramas têm que ser "fragmentados". A fragmentação é manuseada quer no nó quer no comutador de pacotes no IPv4, e apenas no nó no caso do IPv6.
  • Identificador - o campo seguinte de dezesseis bits é um campo de identificação. Este campo é usado principalmente para identificar fragmentos identificativos do datagrama IP original. Alguns trabalhos experimentais sugerem usar o campo IP para outros propósitos, tais como adicionar pacotes para levar a informação para datagrama, de forma a que ajude a pesquisar datagramas para trás com endereços fonte falsificados.

Versão - o primeiro campo do cabeçalho de um datagrama IPv4 é o campo de versão, com quatro bits."

Video com uma breve abordagem ao tema:

Nuno Custódio 20110469

Sem comentários: