segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Impacto das Tecnologias de Informação na Sociedade

   As tecnologias de informação são pequenas ferramentas que nos permitem obter ou partilhar qualquer tipo de informação e comunicar. Podemos dizer que estas tecnologias são algo recentes pois até há muito pouco tempo atrás nenhuma delas existia ou eram bastante raras e não acessíveis.
   Sabemos através da história, dos nossos bisavós, avós, pais, ou até mesmo por experiência própria que, em tempos, a única “tecnologia” existente na maior parte do mundo que permitia a partilha de informação era o papel ou a voz. Com simples tinta e uma folha ou de forma oral, eram levadas mensagens de uma ponta à outra do mundo.
   Com o passar dos anos a necessidade de partilha e de comunicação foi aumentando e estes métodos de comunicação, considerados hoje bastante rudimentares, apresentavam uma enorme problema aos seus utilizadores: o tempo. Uma mensagem levava horas e horas a chegar ao seu destino; por vezes até dias ou meses! Foi por razões como esta que começaram a aparecer as tecnologias de informação. Antes das tecnologias surgiram os correios que, como os conhecemos hoje, até são bastante rápidos. Mas, cada vez mais, as pessoas têm uma enorme necessidade de estabelecer contacto entre si e “sede” de conhecimento. Assim, torna-se necessária uma comunicação cada vez mais rápida, quase ou até mesmo feita em tempo real. A tentar responder a estas necessidades começaram a surgir as primeiras tecnologias como os telégrafos, rádios, telefones, televisões e mais recentemente telemóveis e computadores acompanhados da Internet. Hoje em dia todos estes permitem-nos uma partilha e obtenção de informação em tempos record e permitem-nos saber coisas do outro lado do mundo e comunicar com ele em (quase!) tempo real.
   São milhares as coisas positivas que estas inovações revolucionárias nos trouxeram: podemos ver, conhecer e saber como são outras culturas, povos, terras, cidades e países sem sequer nos deslocarmos até esses; podemos continuar a falar com o nosso amigo ou parente querido que se mudou para o outro lado do oceano; podemos conhecer pessoas de outro país, como um médico especialista em algo, que nos podem salvar a vida; podemos fazer compras, marcar viagens, ver notícias, ver o nosso clube ou atleta preferido a jogar; tudo isto e muito mais sem sequer nos deslocarmos. É óptimo, não há dúvidas de que é uma forma incrível de obtermos mais conhecimento e obtermos mais instrução mas, tudo o que tem aspectos positivos também tem negativos.
Tal como já disse, hoje conseguimos fazer milhares de actividades sem sequer sairmos do lugar. É fantástico! Quanto menos nos mexermos melhor, não é? Pois, este é um pensamento que tem vindo a crescer e a tornar-se cada vez mais vulgar nas mentes de toda a gente. Começamos todos, de certa forma, a aplicar um mínimo esforço em acções que na verdade não custavam assim tanto e não exigiam grande deslocação, como ir ter com o nosso vizinho do 2º andar e ir ver o jogo com ele em vez de passar o jogo todo a mandar-lhe mensagens com comentários em relação ao mesmo. Com tal, também se torna cada vez mais visível a falta de interacção real entre as pessoas, que mesmo tendo a oportunidade de estarem juntas, com um pequeno esforço ou até mesmo nenhum, preferem optar pela forma mais fácil e menos cansativas de simplesmente telefonar, mandar uma mensagem ou um e-mail.
   Com estas novas tecnologias também nos tornamos indivíduos bastante expostos e todos os nossos dados tornam-se facilmente violáveis. Hoje em dia já quase tudo é informatizado e é inúmero o número de sites, blogs e redes sociais que permitem a partilha de dados pessoais que, tão inocentemente partilhamos e nem nos apercebemos de que qualquer pessoa no mundo os pode ver. Mesmo que tenhamos a opção de não partilhar com este ou com aquele indivíduo ou de só partilhar com o nosso círculo de amigos, tudo o que se encontra na internet é violável. Basta saber como fazê-lo! Tornamo-nos ingénuos quanto à honestidade das outras pessoas que conhecemos via internet ou outra tecnologia e tornamo-nos expostos a tudo.
   O ser humano tem cada vez mais problemas de saúde derivados ao uso excessivo destas novas tecnologias. Algumas pessoas tornam-se tão dependentes das mesmas que passam a viver num mundo virtual e deixam a sua vida real para trás como o trabalho, os estudos, os amigos, a família e a amada(o).

Neste link podem ver um trabalho sobre este tema que mostra a evolução das tecnologias de informação e os vários e mais aspectos positivos e negativos das mesmas: http://www.slideshare.net/drill/tecnologias-da-informacao-e-seu-impacto-na-sociedade

Joana Cruz, 20110191

Sem comentários: