O Pen Drive, também conhecido como Memória USB Flash Drive, é um dispositivo de aparência semelhante a um isqueiro ou a um chaveiro que serve para armazenar dados. O Pen Drive possui uma memória flash (que permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica) e uma ligação USB, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais de armazenamento variam de 64 MB até 8 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada (USB 1.1 ou USB 2.0)
À grosso modo, o Pen Drive pode ser considerado uma inovação tecnológica pois é algo que surgiu há pouco tempo. Porém, quando foi popularizado, facilitou (e muito) a vida de seus usuários. As vantagens que o Pen Drive trazia superou qualquer uma outra oferecida para armazenamento e transporte de dados, fazendo com o que o dispositivo ficasse cada vez mais popular. Chegou ao Brasil por volta de 2003, mas ainda era pouco utilizado (e comercializado) por falta de conhecimento do produto.
As vantagens que o Pen Drive trás são: a facilidade de armazenamento, a praticidade, e principalmente o transporte de dados, já que as outras formas conhecidas não são tão práticas, como o CD, por exemplo. Enquanto o CD terá sempre a mesma forma, o Pen Drive já existe nos mais diversos formatos, como pulseiras e até mesmo pingentes.
Este é um dispositivo que nos faz ter incerteza sobre o que virá no futuro, por ser algo tão pequeno, capaz de sumir no bolso, mas de tecnologia de ponta com capacidade para carregar dados.
Sem comentários:
Enviar um comentário