sábado, 26 de novembro de 2011

Teorias de jogos – Jogo “Falcão-Pombo” (“Hawk-Dove”)

Como é que se poderá adaptar o jogo “falcão-pombo” à vida real perguntam-se vocês? Pois bem, apesar de ser um jogo que se baseia no comportamento animal também o podemos adaptar à nossa realidade humana, como por exemplo a uma situação de guerra. Mas comecemos por explicar no que consiste este jogo.

As teorias de jogos são um método matemático para analisar situações estratégicas, nas quais os jogadores optam por tomar diferentes atitudes perante uma situação de confronto e em que o sucesso do jogador é baseado nas escolhas dos outros. É aqui que se insere o jogo “falcão-pombo”. Neste jogo existem duas estratégias de equilíbrio, em que o jogador escolhe ser “pombo” ou ser “falcão”. Essa escolha irá definir o seu comportamento perante uma situação de conflito; se escolher ser “falcão” ele irá ter uma atitude mais agressiva e atacará, pelo contrário, se escolher ser “pombo” acabará por adoptar uma estratégia mais segura e desistirá do confronto. Se ambos os jogadores escolherem ser “pombo”, será uma situação benéfica pois não haverá qualquer confronto, mas também não obterão nenhum ganho. Mas se os dois jogadores escolherem ser “falcão” com certeza que haverá um confronto do qual ninguém sairá beneficiado.

Numa situação de guerra o mesmo se pode verificar; se não houver um país/países dispostos a recuar (“pomba”) perante um conflito provocado por outro (“falcão") então observar-se-á uma situação de confronto.

Portanto, se o benefício de ganhar for maior que o custo de perder a melhor estratégia será optar por ser “falcão”, pois o falcão sai-se sempre melhor que a pomba. No entanto, se o custo de confronto for elevado será melhor ser “pomba”.



Explicação do jogo “Hawk-Dove”:

http://www.youtube.com/watch?v=RAKjII7xCdk&feature=player_embedded


Adaptação à vida real:

http://hcalvospina.free.fr/spip.php?article326

http://todososfogos.blogspot.com/2010/04/falcao-e-pomba.html

Sem comentários: