O Facebook foi lançado a 4 de fevereiro de 2004, fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, todos ex-estudantes da Universidade Harvard.
Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard, mas esta foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League, dentro de dois meses.
O Facebook fez grande sucesso entre os estudantes de Harvard em pouco tempo: em 24 horas, haviam 1,2 mil inscritos. Actualmente são mais de 750 milhões! O site é gratuito para os utilizador e o seu rendimento é resultante de publicidade, incluindo banners (forma publicitária mais comum na internet) e grupos patrocinados. Os utilizadores criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocam mensagens privadas e públicas entre si e podem participar em grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.
Existe um espaço na página de perfil do utilizador (Mural) que permite aos amigos postar mensagens para ele ver. É visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo, e os posts diferentes no mural aparecem separados no "Feed de Notícias". Muitos utilizadores usam os murais dos seus amigos para deixar avisos e recados temporários. As mensagens privadas são salvas em "Mensagens", que são enviadas à caixa de entrada do utilizador e são visíveis apenas ao remetente e ao destinatário, como num e-mail.
Em 2010 esta história deu origem a um filme titulado de “The Social Network”. O filme baseia-se na fundação da rede social Facebook e seus desenvolvimentos, centrando-se a narrativa ao redor de Mark Zuckerberg, hoje o mais jovem bilionário do Planeta.
Links:

Sem comentários:
Enviar um comentário