A difusão de inovações é um dos assuntos mais identificados com a Comunicação Social.
Relativamente aos conceitos, a difusão é um processo caracterizado pela novidade e no qual “uma inovação é comunicada por certos canais durante um certo tempo, entre os membros de um sistema social”. (Everett, Rogers) e a inovação “é uma ideia, prática ou objecto que é percebido como novo por um indivíduo ou outra unidade de adopção” (Everett, Rogers), como por exemplo, uma empresa, um país, uma região, ou até mesmo uma família.
Caso Detergente Fary: Visão através do modelo de difusão de inovação
Os detergentes concentrados são a inovação mais marcante no segmento da lavagem manual da loiça.
A forte adesão que se verifica relativamente aos detergentes concentrados, pode ser explicada pela importância que o tamanho das embalagens adquiriu nos nossos dias. Por norma, as embalagens regulares de detergente são muito grandes e ocupam muito espaço nas dispensas ou outros locais de arrumação. Com um detergente concentrado o problema fica resolvido, uma vez que as embalagens são significativamente mais pequenas.
O Fairy é um caso de sucesso. Em catorze anos no mercado português, conquistou os consumidores graças à forma como comunica os seus benefícios, eficácia contra a gordura e capacidade de poupança.
Em 1998, apostando numa forte estratégia de difusão, este detergente esteve presente na inauguração da Ponte Vasco da Gama. O almoço promovido pela marca ficou registado no Guiness Book, pois um litro de Fairy conseguiu lavar os 14.763 pratos da maior mesa do Mundo. Com esta acção registou-se uma subida das vendas do detergente, resultado de uma importante aderência à experimentação do produto.
Entre algumas opiniões positivas na utilização deste detergente, transcreve-se a seguinte: “Uso Fairy! Na minha opinião é o melhor, dura mais tempo que os outros e tira muito bem a gordura!”.
http://www.youtube.com/watch?v=dbLiqx_3HeU&feature=related (Vídeo/Anúncio do Fairy - 1997)
Deixo aqui um link com um estudo que achei muito interessante sobre o caso das Havaianas, mais um exemplo de difusão de uma inovação:
Fontes: “As ideias de Rogers sobre inovação e difusão”; página consultada a 9 de Novembro de 2011;
Revista Famecos; “Epistemologia da comunicação - Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudo de Rogers”; página consultada a 9 de Novembro de 2011;
“Aprender e organizar – Detergente da loiça”; página consultado a 9 de Novembro de 2011;
“Da limpeza e da higiene - História das estratégias de marketing dos produtos de limpeza” http://tvsabao.no.sapo.pt/historia.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário