segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os grafos aplicados à vida real

Um grafo é uma representação de relações (que chamamos de arestas) entre objectos (que chamamos de vértices). Se pensarmos nos vértices como “locais”, o conjunto dos vértices é o conjunto de todos os locais possíveis. Nesta analogia, as arestas representam caminhos entre estes locais.

Os grafos são muito utilizados para resolver problemas da vida real. Apresentam-se perante os nossos olhos no dia-a-dia e nós nem reparamos. Podem ser cidades e redes de estradas. Redes de computadores. Até podem ser os movimentos de um cavalo num tabuleiro de xadrez.

Para as pessoas que vivem nas grandes cidades temos o exemplo do metro, que utiliza grafos de modo a diminuir o tempo de ligações; a distribuição de correio, em que os grafos minimizam percursos de forma a optimizar as deslocações, tanto para um único carteiro como para uma equipa ou os sistemas de patrulha da PSP, que permitem estudos de optimização recorrendo a grafos.

Também podemos utilizar grafos em qualquer tipo de mapa, na hierarquia da nossa família, na hierarquia de uma empresa ou no sistema de amizades do nosso sistema de comunidade virtual, só para nomear alguns.

Podemos então concluir que ao utilizarmos grafos nas situações da vida real, podemos resolver os nossos problemas com muito mais facilidade.

Deixo aqui dois filmes que abordam este tema:

http://www.youtube.com/watch?v=LabCylbapuM

http://www.youtube.com/watch?v=laFOW0SV3Jc

Sem comentários: