A teoria dos leilões estuda o comportamento dos participantes de leilões e analisando as diferentes possibilidades de formatação destes mecanismos.
O leilão é um mecanismo económico de negociação definido por uma série de regras que estipulam a forma como se determina o vencedor e o valor a pagar.
As hastas (outro termo para leilão) podem ser definidas quanto forma como as licitações são oferecidas, podendo ser abertas ou fechadas. Além disso, pode ou não possuir preço de reserva, que é o menor lance válido para participação no leilão. O preço de reserva é usado apenas em casos onde compradores/vendedores especificam preços, acima/abaixo do qual não estão dispostos a negociar.
Relativamente à , forma como são realizados as propostas, considera-se então leilão como:
Ø Aberto: Preço do bem leiloado é determinado através de um processo dinâmico de estabelecimento do lance vencedor. Este processo dinâmico pode ocorrer de forma ascendente ou descendente.
v Ascendente (Inglês): Nessa modalidade, cada participante faz um lance após o outro, iniciado pelo preço mínimo oferecido pelo leiloeiro. Cada licitação cobre a anterior por um incremento de valor, respeitando o mínimo imposto. Quando o último lance é feito e não há outra oferta, o bem é vendido pelo lance mais alto.
v Descendente (Holandês): O leilão holandês segue a lógica inversa, ou seja, o bem é oferecido por um preço máximo e sucessivamente é oferecido por valores menores até encontrar o comprador nulo. O leilão Holandês requer uma avaliação do mercado e do valor do bem leiloado.
Ø Fechado: Os lances são apresentados ao leiloeiro em envelopes fechados. Ganham os participantes que fizeram os melhores lances, desde que o preço de reserva tenha sido alcançado. Este leilão exige que cada participante faça uma proposta considerando exclusivamente seu valor de oportunidade, pois só toma conhecimento das outras propostas quando o leilão está encerrado. Esta forma de leilão faz com que ofertantes se submetam a fazer lances de preço igual ao seu custo e propostas de quantidades equivalentes à sua capacidade.
v Primeiro-preço: Ganha o participante que fizer o melhor lance, onde o preço de liquidação corresponde ao lance vencedor.
v Segundo-preço: Vence o participante que fizer o melhor lance, sendo o preço de liquidação correspondente ao melhor lance perdedor. Leilões de segundo-preço tendem a ter seu preço de encerramento inferior ao preço inicial devido à falta de conhecimento por parte dos compradores, de que a estratégia dominante é dar um lance igual ao valor de oportunidade. Este leilão é incentivador, uma vez que leva os participantes a apregoar lances equivalentes a valorização real do bem.
Noticias:
Sem comentários:
Enviar um comentário