domingo, 27 de novembro de 2011

Será a sociedade comandada pelo telemóvel?

Hoje em dia, os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano. O seu impacto é evidente: 74% dos portugueses utiliza telemóvel, 11% tem mais de um e os restantes 15% não têm telemóvel.
O uso dos telemóveis generalizou-se de tal modo, que se pode afirmar que essa tecnologia se naturalizou, ou seja, passou a fazer parte das dinâmicas do indivíduo. Por exemplo, se eu me perder numa viagem para um determinado destino, telefono a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS. Para além disso, o telemóvel é agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora, relógio, entre outros.
Quem não tem hoje um telemóvel em Portugal e no mundo Ocidental, em geral? O fenómeno expandiu-se, sem olhar à classe social, económica, cultural, género ou idade. Os serviços disponibilizados pelos equipamentos foram-se desenvolvendo para atrair e satisfazer todas as necessidades e caprichos.
Quando nos confrontamos na rua, poucas são as pessoas que não estão a falar ao telemóvel ou a enviar mensagens.
Antigamente, a sociedade desconhecia a palavra “telemóvel”. Comunicava-se por carta, telegrama e pelo telefone fixo, sobretudo.
Em consequência desta rápida massificação, o sector das telecomunicações tornou-se um dos que cresceu a um ritmo mais acelerado no âmbito da História da Tecnologia.
Mas qual é o motor deste crescimento? O que explica a adesão das massas a este dispositivo? Serão os telemóveis expressões da identidade, ferramentas, uma moda, ou uma combinação de todos estes elementos?
A pergunta a ser formulada parece não ser tanto “quem tem telemóvel”, mas sim “quem não tem telemóvel”.
Será que o quotidiano das próximas gerações será comandado por um telemóvel? Eis a questão à qual muitos tentarão dar resposta.



Fontes:

Sociedade, tecnologia e Ciência; página consultada a 24 de Novembro de 2011;


Tecnologias de Informação e Comunicação: Os telemóveis; página consultada a 24 de Novembro de 2011;



O telemóvel na sociedade; página consultada a 25 de Novembro de 2011;



A sociedade comandada pelo telemóvel; página consultada a 26 de Novembro de 2011;
http://www.dodouro.com/noticia.aspidEdicao=241&id=13909&idSeccao=2659&Action=noticia


Portugal Móvel: utilização do telemóvel e transformação da vida social; página consultada a 26 de Novembro de 2011;

Sem comentários: