segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Difusão de Inovações

A difusão de inovações tem sido uma das atribuições mais visíveis e actuais da comunicação social, porém não se observam discussões mais intensas sobre esse assunto. Há uma série de obras e marcos teóricos que abordam a difusão de inovações.

Um dos campos mais identificados com a comunicação social tem sido o relacionado à difusão de inovações. São estudos que mostram a relevância da comunicação para que ideias, produtos e avanços sociais possam ser partilhados, consumidos e usufruídos por uma população.

As inovações, para serem socializadas, precisam da difusão, que assume características específicas que, correctamente trabalhadas, podem auxiliar nos objectivos de organizações inovadoras, quer sejam governos, empresas ou entidades que produzem ciência e tecnologia.

A forma como ocorre a difusão de uma inovação pode envolver interesses manipulativos: Grupos, empresas, governos podem fazer uso de técnicas de difusão de inovações para chegar a propósitos ilícitos, como ocorreu, por exemplo, com a empresa Nestlé no princípio dos anos 70 do século XX (HARTLEY, 1990).

Nesse caso, a empresa utilizou uma série de acções de marketing (ou marketing social) para difundir seu leite em pó utilizando, inclusive, apelos posicionando-o como sucedâneo do leite materno.

http://www.youtube.com/watch?v=wTKgNHuTXFo (vídeo sobre Difusão de Inovações)

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=967079 (Notícia da TSF que poderá relacionar-se com a Difusão de Inovações, isto através da grande adesão do público para a compra do iPhone aquando do seu lançamento.)

Sem comentários: