Este, difere-se do comércio tradicional, pelo simples facto de ser exclusivamente feito através da Internet, ou seja, os compradores escolhem o artigo desejado e compram-no, efectuando a sua compra pela Internet (também pode ser feito pelo telefone, fax, e-mail…), enquanto que no comércio tradicional, o pagamento efectua-se pessoalmente entre o consumidor e o negociador. Assim, basta uma pessoa ter à sua disposição a tão utilizada Internet, para obter os seus produtos.
Cada vez mais, este meio de compra, é utilizado pelos consumidores, pois não se precisam de deslocar e podem efectuar todas as suas compras sem sair de casa, do emprego, ou de onde estiverem.
Cada vez mais, este tipo de comércio, tem abrangido todo o tipo de empresas, por se tornar tão popular entre os compradores.
Este serviço abrange vários produtos, como: bens alimentares, automóveis, casas, telemóveis, livros…
Existem quatro tipos de comércio electrónico:
· Business-to-Business (também designado por “B2B”): este tipo de comércio “engloba todas as transações de empresas, feitas em tempo real”. Em portugal representa cerca de 90% do comércio electrónico.
· Business-to-Consumer (pode ser chamado também por “B2C”): este tipo de comércio baseia-se na relação estabelecida entre a empresa e o consumidor. Pode ser composto por todos os compradores que queiram produtos como: computadores, livros, produtos alimentares… podendo ser para uso próprio ou domiciliar.
· Business-to-Administration (ou “B2A”): “Refere-se a todas as transacções on-line realizadas entre as empresas e a Administração Pública, envolvendo uma diversidade de serviços, nomeadamente na área fiscal, de segurança social, do emprego, dos registos e notariado, etc”. Este tipo de serviço ainda se encontra numa fase muito inicial, mas tende a aumentar rapidamente.
· Consumer-to-administration (também pode ser designado por “C2A”): este tipo de serviço abrange todas as transacções electrónicas efectuadas entre os consumidores e a Administração Pública; nas áreas como: segurança social, saúde, educação e impostos.
Algumas vantagens:
· Com o e-commerce, a lista de contactos, quer em relação aos fornecedores, bem como os consumidores, tende a aumentar. Fazendo assim com que o negócio cresca;
- As empresas podem comunicar entre elas, quer estas sejam locais ou internacionais;
· As empresas podem estar em contacto com os clientes 24 horas por dia; assim, estes não têm de esperar para ver os seus produtos, podem fazer online, em qualquer altura do dia e onde quiserem, basta usufruirem de Internet;
· Dada a comodidade deste serviço, os compradores podem adquirir os seus artigos, quer estes estejam na sua cidade ou noutro país;
· Este serviço permite ainda que as empresas expandam os seus produtos por todo o mundo.
E como todos os serviços, este, também tem as suas desvantagens:
· É mais frequente existirem fraudes;
· Muitas vezes as pessoas desistem de efectuar a sua compra, por terem de colocar os seus dados pessoais na Internet;
· Devido à grande popularidade da Internet, muitas vezes os direitos de autor são ignorados, existindo assim muitas cópias;
“Na população dos 16 aos 74 anos de idade, em Portugal, 65% das pessoas utilizaram em 2009 (1º trimestre) o comércio electrónico, através de Multibando, páginas na Internet ou sistemas de identificação por rádio-frequência.”
Deixo agora alguns vídeos que podem consultar de modo a entenderem melhor este assunto (e estarem mais prevenidos):
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