quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Web 3.0



Web 3.0

No início era a Web dos motores de busca simples e dos emails. Depois a World Wide Web transformou-se e chegou a Web 2.0 e com ela os chats em tempo real, as redes sociais, a Wikipédia e os vários «mundos» virtuais.
Mas o futuro é agora e na forja está a terceira fase da Web. A Web 3.0, também chamada de Web semântica.
A Web 3.0 promete uma revolução e promete aproximar-se do Mundo da inteligência artificial, aquele que, até agora,  só vimos nos filmes de Ficção Científica, onde as máquinas têm vida própria e pensam como seres humanos.
Para tal, a Web 3.0 vai servir-se de um software que irá aprendendo com o conteúdo que encontra na Internet. Depois de analisar a popularidade desse conteúdo chega a conclusões e apresenta os resultados ao utilizador.
Deixo um exemplo prático para que todos possamos entender porque a Web 3.0 é apelidada de web semântica.
Imaginem que querem ir ver um filme de acção e guerra e depois ir comer uma Lazanha vegetariana a um restaurante italiano, perto da sala de cinema onde vão ver o filme.
Actualmente, temos de fazer várias buscas na Internet até conseguirmos encontrarmos o filme, a sala de cinema e o restaurante que queremos.
Com a web 3.0, esta pesquisa será muito mais fácil e rápida. Em vez de várias pesquisas, bastará fazer apenas uma onde poderemos digitar uma ou duas frases complexas no nosso motor de busca e em instantes o nosso computador dá-nos a resposta que precisamos. Neste caso indica-nos o filme de acção, a sala de cinema e o restaurante itailiano, que sirva Lazanha vegetariana, perto do cinema onde fomos ver o filme.
Com o decorrer do tempo, os especialistas acreditam que, à medida que vamos fazendo as nossas pesquisas no computador,  a Web 3.0 vai recolhendo informação sobre as nossas preferências e escolhas,  podendo transformar-se numa espécie de nosso assistente pessoal, passando indicar-nos desde locais para almoçar, a museus a visitar, a nossa lista de compras, entre muitas outras sugestões.
Em resumo: a diferença entre a Web 2.0 e a Web 3.0 é a diferença entre obter uma longa lista de possíveis respostas a várias pesquisas e uma solução concreta e personalizada para uma única pergunta.
É a diferença entre a sintaxe e a semântica.




Nestes dois vídeos podem descobrir o que é a Web 3.0  e as diferenças para a Web 2.0


Bruno Henriques da Silva
N.º 1994 10 52

Sem comentários: